SOBRE     |     FALE CONOSCO

GERAL

Cadeiras anfíbias garantem acessibilidade nas praias de São Francisco

POSTADO EM 15/01/2020 09:55:00 POR: VNOTÍCIA

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI) lançou na manhã deste domingo (12) o Projeto Praia Para Todos. A ação aconteceu na Praia dos Sonhos com a entrega de cinco cadeiras anfíbias destinadas ao banho de mar para pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção.

 

“Estou muito emocionada e gratificada por estamos tornando um sonho em realidade, permitindo aos moradores e demais frequentadores das nossas praias terem acessibilidade ao mar. As cadeiras anfíbias não vão atender apenas as pessoas com deficiência, mas também quem tem dificuldades de se locomover, principalmente os idosos. Estou passando o termo de doação ao município, já que houve a aquisição do material com recursos próprios”, ressaltou a prefeita, acrescentando que a ideia do projeto surgiu depois que visitou uma família de pessoas com deficiência na Praia dos Sonhos.

 

A partir desta segunda-feira (13), as cadeiras já estão disponíveis todos os dias, das 8h às 13h, até o domingo depois do carnaval (01/03) nos seguintes locais: Sonhos, Gargaú, Santa Clara, Guaxindiba e Manguinhos. Os guarda-vidas serão os responsáveis pela orientação e condução dos banhistas.

 

“Vamos comprar mais cadeiras para deixarmos uma em Barra do Itabapoana e outra em Lagoa Doce, a fim de ampliarmos o projeto para todo o litoral, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas pelo ‘Praia Para Todos’”, destacou a prefeita.

 

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, lembrou que o “mar é um presente de Deus, sua imensidão nos dá a dimensão do quanto somos pequenos diante de sua vontade, mas também nos permite sentir toda a sua criação, o vento, a água, o calor e a areia, e esta reflexão estava sendo negada a muitas pessoas que não tinham possibilidades de chegar até lá”, acrescentando:

 

“Foi emocionante testemunhar a alegria da realização de um sonho, que pode ser irrelevante para algumas pessoas, mas inalcançável até então, se não fosse a sensibilidade da prefeita. As cadeiras anfíbias são apenas uma ferramenta, o grande feito desta ação é levar alegria e dignidade a diversas pessoas que não tinham condições de aproveitar nosso maravilhoso litoral”.

 

Aprovação – O professor aposentado do Instituto Federal Fluminense (IFF) e presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, também elogiou a importância do projeto, que “garante o direito sagrado de ir e vir do cidadão”, previsto na Constituição Federal.

 

“Quando você é privado disso, deixa de aproveitar muitas coisas na vida. Nós não somos especiais, nós temos necessidades especiais. Agradeço muito a sensibilidade da prefeita, não somente em relação a nós (pessoas com deficiência), mas também para com as pessoas idosas, que muitas vezes não frequentam a praia por terem essa dificuldade. Estamos muito satisfeitos pela oportunidade da Praia dos Sonhos se tornar um lugar acessível”, agradeceu Silva, que é uma pessoa com deficiência.

 

Ascom SFI

  

Leia mais em GERAL