RURAL
Aberta a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em SFI
POSTADO EM 12/11/2019 18:36:00 POR: VNOTÍCIA
A secretaria municipal de Agricultura de São Francisco de Itabapoana abriu nesta terça-feira, 12, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Claudio Henriques, que representou a prefeita Francimara, e o secretário municipal de Agricultura, Renato Roxinho, participaram do início da vacinação numa propriedade rural da localidade do Espiador, na manhã desta terça-feira.
Nesta etapa, que termina no próximo dia 30, precisam ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. SFI vai disponibilizar gratuitamente duas mil doses da vacina para serem distribuídas aos pequenos criadores com até 30 animais, devidamente cadastrados junto à Defesa Agropecuária.
As doses devem ser retiradas na Secretaria Municipal de Agricultura, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, ao lado do Banco Itaú, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar um isopor com gelo para poder armazenar e transportar as vacinas. “Caso haja necessidade, poderemos auxiliar os criadores na aplicação das doses”, informou o veterinário da secretaria Reinaldo Souza.
Após a vacinação, o criador deve apresentar obrigatoriamente a Declaração de Vacinação no Núcleo de Defesa Agropecuária, que funciona no prédio da Secretaria de Agricultura.
A primeira etapa da campanha contra a febre aftosa aconteceu em maio deste ano.
Sanções
Os criadores que deixarem de vacinar seus rebanhos dentro do prazo legal estão sujeitos a sanções, ficando proibidos de transportar e comercializar o gado (vender ou comprar), além de pagamento de multa por cada animal não vacinado.
Há 22 anos o Estado do Rio de Janeiro não registra casos da doença em seu rebanho e atualmente possui o status de área livre de aftosa com vacinação.
Com informações da Ascom SFI